Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, nesta quinta-feira (14), em Jundiaí (SP), um homem de 36 anos suspeito de ser hacker e de realizar ameaças terroristas contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A ação investiga uma possível ligação do suspeito com Francisco Wanderley Luiz, o homem-bomba que morreu ao tentar coordenar explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na quarta-feira (13).
De acordo com a delegada Vanessa Pitrez, o homem trabalhava com tecnologia da informação (TI) e participava de grupos extremistas na deep web, promovendo atos racistas, homofóbicos e ameaças contra figuras públicas, incluindo o ministro Alexandre de Moraes. “Ele é suspeito de enviar e-mails ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prometendo explodir o Supremo”, afirmou Pitrez.
Na residência do suspeito, foram apreendidos computadores, celulares, pen drives e outros dispositivos de armazenamento digital. A polícia acredita que esses equipamentos podem conter provas de sua conexão com os atentados de Brasília.
EXPLOSÕES NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES
Na noite de quarta-feira, duas explosões abalaram Brasília, uma em frente à estátua da Justiça no STF e outra no Anexo IV da Câmara dos Deputados. O responsável pelas explosões, Francisco Wanderley Luiz, morreu no local. Em sua casa, na região administrativa de Ceilândia, a polícia encontrou mais artefatos explosivos semelhantes aos utilizados nos ataques.
O diretor da Polícia Federal revelou que uma gaveta contendo explosivos foi aberta com a ajuda de um robô, evitando uma tragédia maior. “O uso desse robô salvou vidas. Sem ele, os policiais que fizessem a busca manual não sobreviveriam à explosão”, explicou.
Embora a motivação do crime ainda esteja sendo investigada, a PF trabalha com a hipótese de ataque terrorista contra o Estado democrático de direito. Em mensagens deixadas nas redes sociais, Francisco Luiz afirmou que “o jogo acaba dia 16” e sugeriu haver outros explosivos espalhados.
Com informações de Correio Braziliense
Conteúdo produzido com auxílio de IA.