
Foto: Divulgação
Durante sua participação no programa Opinião Livre da SemCensuraTV, o vereador Gabriel Bandarra, conhecido como Tenóbio, fez declarações contundentes sobre os desafios da Câmara Municipal de Lauro de Freitas e expressou apoio ao nome do vereador Sapucaia para a presidência da Casa. O encontro contou também com o deputado estadual Leandro de Jesus, que destacou a necessidade de independência entre os poderes e defendeu o protagonismo da cidade e de sua população nesse processo.
O diagnóstico de Tenóbio sobre a Câmara
Tenóbio em seu posicionamento criticou a estrutura física e administrativa da Câmara, que, segundo ele, está longe de atender às necessidades da população:
“Quando você entra na recepção da Câmara de Vereadores, é um sofá rasgado, todo rasgado, vermelho, todo vermelho. Então a estrutura da Câmara é inacreditável, é inacreditável. […] O auditório não chamo nem de auditório, aquilo ali não dá pra chamar nem de auditório. Não é uma casa do povo que não foi projetada para receber o povo. Não foi projetada para nada, ali é um armengue.
Ele também pontuou o custo elevado do aluguel do prédio utilizado pela Câmara:
“Um aluguel que passa de 50 mil reais, inclusive, um prédio alugado, 60 e poucos mil reais, se não me engano.”
A resistência a práticas políticas tradicionais
Sobre a articulação política, Tenóbio não poupou palavras ao criticar a cultura de distribuição de cargos e privilégios que, em sua visão, prejudica a eficiência legislativa. Após a sugestão do deputado estadual Leandro de Jesus para que se colocasse na disputa, Tenóbio reconheceu as dificuldades de conquistar apoio para uma possível candidatura à presidência:
“Se Tenóbio for o presidente da Câmara, pode ter certeza que vai ter boquinha como a porra que vai fechar. […] Como é que você vai convencer os caras que estão lá com a boquinha aberta, igual aqueles passarinhos, esperando lá para você botar na boquinha deles? É difícil.”
Apesar disso, ele apontou Sapucaia como o nome mais viável para a liderança da Câmara:
“Pela articulação política, eu vejo Sapucaia como mais próximo hoje dessa presidência. […] Eu vejo que hoje, para que a Câmara funcione, para que Débora tenha governabilidade, quem mais se aproxima do que eu vejo hoje […] é o vereador Sapucaia.”

Conteúdo produzido com o auxílio de IA.