Foto: 14112024 REUTERS/ Thaier Al-Sudani
As forças israelenses continuam a intensificar seus ataques aéreos contra alvos do Hezbollah em Beirute pelo terceiro dia consecutivo, nesta quinta-feira (14). As explosões causaram grandes danos e levantaram colunas de fumaça sobre a capital libanesa, enquanto as operações militares também atingiram Bint Jbeil, no sul do Líbano. Os ataques aéreos e bombardeios de artilharia na região resultaram em enormes danos a prédios e complexos residenciais, conforme informações da Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA).
Segundo a NNA, pelo menos cinco pessoas foram mortas em ataques aéreos em Bazourieh e Jumayjimah. As autoridades libanesas ainda não confirmaram as vítimas nos ataques de quinta-feira nos subúrbios ao sul de Beirute, uma área que foi amplamente evacuada. O Ministério da Saúde do Líbano relatou que, desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023, mais de 3.365 pessoas morreram e 14.344 ficaram feridas em todo o país.
Os ataques de Israel fazem parte de uma ofensiva maior contra o Hezbollah, um grupo radical financiado pelo Irã e inimigo declarado de Israel. Desde o final de setembro, o país tem intensificado bombardeios no sul do Líbano, levando à destruição de várias áreas e forçando mais de um milhão de libaneses a deixar suas casas.
Enquanto isso, o conflito entre Israel e o Hamas continua em Gaza, onde mais de 43 mil palestinos já perderam a vida, e as negociações por tréguas continuam estagnadas. Além disso, Israel tem se envolvido em confrontos com o Irã, atacando alvos de milícias aliadas ao regime iraniano em países como Síria, Iémen e Iraque.
Com informações da Reuters
Conteúdo produzido com o auxílio de IA