Foto: LECO VIANA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Durante uma sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) que discutia a responsabilidade das redes sociais sobre conteúdos ilegais e prejudiciais, o ministro Alexandre de Moraes não poupou críticas às grandes plataformas digitais. Ele apontou o que considera uma falta de compromisso das empresas em combater a proliferação de perfis falsos.
“Infelizmente, as plataformas dificultam e quase ignoram quando você quer retirar perfil falso. Eu não tenho Instagram, não tenho Facebook, e tenho uns 20 perfis, e tenho que ficar correndo atrás. É tão óbvio para a plataforma que o perfil não é meu, porque é só me criticando”, desabafou o ministro, evidenciando sua insatisfação com a situação.
Moraes revelou ainda que precisa lidar com cerca de 20 contas falsas criadas em seu nome, todas com o objetivo de atacá-lo. Ele destacou a falta de resposta de empresas como Facebook e Instagram, criticando diretamente suas políticas de moderação. “O Facebook, Instagram, não vou falar da outra, simplesmente ignoram”, disse, referindo-se ao X (antigo Twitter), que já foi alvo de suspensão por ordem judicial dele em agosto deste ano.
O julgamento em questão analisa até onde vai a responsabilidade das redes sociais pelos conteúdos ofensivos e ilegais publicados por seus usuários, um tema cada vez mais relevante em tempos de debates sobre segurança digital e justiça online.
Com informações de Jovem Pan
Conteúdo produzido com auxílio de IA.