Foto: CEO (Kimberly White/Getty Images)
A Perplexity AI está pronta para transformar a maneira como interagimos com os resultados das buscas na internet. Com o objetivo de expandir suas receitas e diminuir a dependência de assinaturas, a empresa começará a testar anúncios patrocinados nos Estados Unidos. Esses anúncios, exibidos ao lado das respostas geradas pela IA, aparecerão como “perguntas de acompanhamento patrocinadas” e serão devidamente marcados como “patrocinados”.
O programa piloto conta com grandes parceiros como Indeed, Whole Foods, Universal McCann e PMG. A Perplexity afirma que a publicidade é essencial para sustentar seu modelo de negócios, já que “assinaturas sozinhas não geram receita suficiente” para um programa de longo prazo. A empresa garante que as respostas geradas pela IA não serão alteradas pelos anunciantes e que os dados dos usuários permanecerão protegidos.
Enquanto isso, a OpenAI mantém sua postura sem anúncios no ChatGPT Search, e o Google já começa a testar publicidade em sua ferramenta de busca por IA, o AI Overviews. A Perplexity, com um posicionamento mais “premium”, tenta atrair marcas que desejam alcançar um público de alta renda e bem educado, mas enfrenta desafios quanto ao alcance e à precisão da segmentação de anúncios.
Com informações de Exame
Conteúdo produzido com a ajuda de IA